Brasil

Postos de combustível não baixaram preços de gasolina e diesel

Petrobras reduziu preço do diesel em 2,7% e da gasolina em 3,2%.

NULL
NULL

Ainda não houve diminuição no preço do combustível nos postos de Maceió nesta segunda (17) (Foto: Marcio Chagas/G1)

O efeito da redução do preço da gasolina e diesel nas refinarias da Petrobras não foi notado até o início da tarde desta segunda-feira (17) pelos consumidores em boa parte dos postos de combustíveis no país.

A Petrobras anunciou na sexta-feira (14) a redução do preço do diesel em 2,7% e da gasolina em 3,2% nas refinarias. Esses preços entraram em vigor a partir da zero hora de sábado (15).

Segundo os distribuidores, os postos de gasolina começariam a repassar a redução do preço da gasolina e diesel para as bombas a partir desta segunda-feira (17). O percentual, no entanto, pode não ser necessariamente o mesmo, uma vez que o valor do combustível nas bombas é uma decisão individual de cada posto.

Um dos sindicatos, da região de Campinas (SP), prevê inclusive um possível aumento nos preços puxado pela alta do etanol.

Em várias capitais, os consumidores não notaram queda dos preços nas bombas. VEJA LISTA ABAIXO:

Nos últimos 12 meses até setembro, a gasolina subiu mais que a inflação. O aumento  acumulado foi de 9,77%, maior que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 8,48%.

O preço da gasolina varia bastante entre os estados. Levantamento do G1, a partir de dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), mostra que o preço médio mais caro do litro da gasolina na primeira semana de outubro era em Rio Branco, no Acre: R$ 4,085. O mais barato era em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul: R$ 3,296. A diferença de preços entre o mais alto e o mais baixo chega a 19,3%.

Reprodução/G1