A polícia cumpre 96 mandados de busca na manhã desta quinta-feira (6) em três condomínios de apartamentos e casas na Zona Sul de Porto Alegre. Segundo a delegada Shana Luft Hartz, responsável pela operação, as moradias teriam sido tomadas dos verdadeiros proprietários por traficantes. Até as 8h três pessoas tinham sido presas.
A operação ocorre nos condomínios Camila, Ana Paula e o São Guilherme, no bairro Restinga. Conforme a polícia, o condomínio São Guilherme foi inaugurado em março e já foi tomado pelos criminosos.
"Além do tráfico pesado de drogas, os criminosos também obrigavam moradores a usarem serviços oferecidos pelos traficantes, assim como fazem as milícias no Rio de Janeiro. Por exemplo, o gás só pode ser comprado por moradores em um local indicado, que pertence a quadrilha", explica a delegada.
Ao todo 400 policiais civis participam da operação.
Trabalho social
Além da operação, os policiais realizam um levantamento para saber quem está morando nos apartamentos e casas. Os dados vão ser encaminhados para a Defensoria Pública e Ministério Público.
"Os verdadeiros moradores foram tirados à força de várias moradias pelos traficantes, mas nos sistemas do governo ainda constam como beneficiados e isso impede que eles possam se inscrever em novos programas para obter casas e apartamentos", conclui a delegada Shana Luft Hartz.
Moradora expulsa
Uma ex-moradora, que pediu para não ser identificada, conta como foi retirada de casa por traficantes. "Eles chegaram com armas pesadas e toucas ninjas. Me tiraram de casa só com a roupa do corpo. Se reclamar, chamar a polícia eles matam todo mundo."
"Assim como eu, têm várias pessoas que chegaram a comprar e mobiliar a casa, dois dias depois tiveram que deixar tudo para trás e inclusive morar alguns dias na rua, por não ter para onde ir", conta a ex-moradora de um dos condomínios.
Fonte: G1