A maioria dos consumidores está descontente com os planos de saúde: 71% das operadoras foram mal avaliadas nos critérios call center e contrato. E 43% reclamam do valor da mensalidade. É o que mostra pesquisa feita pela Proteste Associação de Consumidores, com mais de 1.500 pessoas em todo o país.
O resultado aponta despreparo dos atendentes no outro lado da linha e, ainda, que há uma longa espera ao telefone até o consumidor ser atendido. De acordo com o levantamento, 36% dos respondentes informaram ter o plano de saúde pago pelo empregador. Mas a maioria (58%) arca com esse custo com recursos do próprio bolso. O estudo mostra ainda que 8% daqueles que responderam possuem mais de um plano de saúde. E que 88% usaram o plano de saúde ao menos uma vez no mesmo período.
O critério cobertura foi o que apresentou o maior número de operadoras bem avaliadas. O resultado indica que os entrevistados podem estar satisfeitos com o número de hospitais, serviços e tratamentos cobertos por seus planos.
Apenas a operadora Cassi ficou bem avaliada em todos os critérios da pesquisa: call center, contrato, mensalidade, valor da renovação, valor da coparticipação, cobertura, procedimentos administrativos, serviços disponíveis no site e satisfação geral. Neste último item, além da Cassi, também foram bem avaliadas a Unimed Belo Horizonte e a Bradesco Seguros.
(Foto: Reprodução/ O Globo)