Brasil

PIB crescerá mais se Brasil reduzir emissão de gases, mostra estudo

O documento avalia os impactos dos cenários de redução de emissões sobre o PIB

NULL
NULL

O país pode crescer mais se reduzir a emissão de gases de efeito estufa, segundo estudo apresentado pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC) à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A análise foi coordenada pelos professores Luiz Pinguelli Rosa e Emilio La Rovere, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

De acordo com publicação da Agência Brasil, a apresentação, feita na semana passada, mostrou os resultados da pesquisa Implicações Econômicas e Sociais: Cenários de Mitigação de Gases de Efeito Estufa (IES-Brasil). Segundo o documento, a economia brasileira poderá gerar até R$ 609 bilhões a mais de Produto Interno Bruto (PIB) que o projetado no período de 2015 até 2030, caso o país adote medidas mais ambiciosas de redução das emissões de gases ligados ao processo de aquecimento global.

O estímulo à economia poderá ser alcançado por meio de ações de mitigação de emissões como o aumento no uso de biocombustíveis e de investimentos no setor de transportes. Os resultados dependem da natureza e do alcance das medidas adotadas, assim como do modo como os instrumentos serão usados. O documento avalia os impactos dos cenários de redução de emissões sobre o PIB, a taxa de desemprego, o índice geral de preços, a taxa de investimento, o saldo da balança comercial e o consumo das famílias.

Fonte: Agência Brasil Foto: Reprodução