Brasil

PF faz nova ação contra suspeitos de fraudar reconstrução de cidades atingidas por enchentes em PE

Denominada Operação Torrentes II - Círculo de Fogo, a segunda fase foi deflagrada nesta quinta (8).

NULL
NULL

Presos em Pernambuco estão sendo levados para a sede da Polícia Federal, no Bairro do Recife. (Foto: PF/Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (8), a Operação Torrentes II – Círculo de Fogo, que investiga a relação de bombeiros militares do Maranhão com suspeitos de fraudes no plano de reconstrução de cidades pernambucanas atingidas por enchentes em 2010 e em 2017. Os agentes cumpriram, até as 10h (horário local), seis dos sete mandados de prisão expedidos, bem como nove mandados de busca e apreensão nos dois estados.

Em Pernambuco, foram cumpridos quatro mandados de prisão e dois de busca e apreensão. Os alvos são empresários apontados como responsáveis por desvios de recursos públicos.

No Maranhão, os agentes cumpriram dois dos três mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão. Estão entre os presos um ex-comandante do Corpo de Bombeiros e um tenente da croporação.

Ao todo, 80 policiais federais cumprem os mandados de prisão e busca e apreensão, todos expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco.

De acordo com a PF, as irregularidades foram encontradas a partir de documentos apreendidos na primeira fase da Operação Torrentes, deflagrada em novembro do ano passado, apenas em Pernambuco.

A polícia informou que o valor era creditado pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão na conta de uma empresa, que foi investigada na primeira etapa da operação.

A partir disso, parte dos recursos era repassada diretamente para oficiais da corporação naquele estado ou para um operador, que ficava encarregado de transferir os valores.

Fonte: G1 // AO