A Polícia Federal (PF) apreendeu carros de luxo em São Paulo nesta quinta-feira (1º) durante a Operação Descarte, um desdobramento da Lava Jato. A ação conjunta com a Receita Federal teve como objetivo desarticular esquema criminoso de lavagem de dinheiro e desvios de recursos pagos por prefeituras municipais pela limpeza urbana.
Nesta tarde, uma Ferrari e uma Maserati apreendidas na ação foram levadas à sede da PF em São Paulo, na Lapa. Segundo a investigação, grupo criminoso adquiriu vários veículos de alto luxo registrados em nome de laranjas.
De acordo com a Receita Federal, a organização criminosa emitiu mais de R$ 900 milhões em notas fiscais com indícios de fraude. A investigação foi feita a partir de delação do doleiro Alberto Youssef.
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em residências e empresas nas cidades paulistas de São Paulo (9), Santos (1) e Paulínia (1), e nas mineiras de Belo Horizonte (2) e Lamim (2). Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal. Os crimes investigados são lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação tributária e associação criminosa.
Fonte: G1 // AO