Brasil

Petrobras nega ser responsável por alta nos combustíveis

Segundo Pedro Parente, custos da Petrobras representam um terço do valor cobrado do consumidor.

NULL
NULL

Foto: (Procon/Divulgação)

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta segunda-feira (5) que a Petrobras não é a responsável pelas seguidas altas no preço da gasolina verificadas no país. Segundo Parente, o preço do combustível que sai da refinaria, o vendido pela Petrobras, representa apenas um terço do total pago pelo consumidor.

O restante do custo refere-se a impostos (Cide, PIS/Pasep, Cofins, ICMS), gasto da adição de etanol na gasolina e custos com a distribuição e revenda, que também engloba o lucro do posto de gasolina.

Na sexta-feira (2), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que o preço médio da gasolina para o consumidor final subiu pela 14ª semana seguida.

A partir de julho de 2017, a Petrobras adotou a política de reajustes quase diários do preço do combustível para acompanhar a cotação do mercado internacional.

Desde estão, o preço médio da gasolina nas bombas acumula alta de 20,2%, considerando dados da ANP. Já o aumento acumulado do diesel para o consumidor final é de 14,7%.

Fonte: G1 // AO