A páscoa é uma memória à crucificação e ressureição de Jesus Cristo, e a data se tornou em nosso calendário uma tradição que une famílias ao redor de uma mesa farta para tais comemorações. Assim, ovo adquiriu um caráter simbólico e o abuso dos chocolates acaba por marcar este período. Apesar disso, em 2023, produtos mais saudáveis tem tido boas saídas no mercado e, neste sentido, a palavra-chave durante a ceia precisa ser o 'equilíbrio'.
"A inovação neste ano está não só no sabor ou na embalagem, mas uma aposta que está dando certo entre os empreendedores é apostar na linha saudável. São produtos com chocolates puros ou com maior percentual de cacau. Essa é uma forma de atrair outros públicos que normalmente não iriam buscar o chocolate na Páscoa", constatou o Fabrício Barreto, Gestor de Território do Sebrae em Salvador, mostrando a relevância da linha de saúde em 2023.
Nesse sentido, o nutricionista Haroldo Lordello indica fazer essa análise na hora da compra deste produto tão importante para a confraternização. "Para uma Páscoa tranquila e sem peso na consciência com certeza a palavra de ordem é o equilíbrio. Quando assunto é chocolate, claro, sempre prefiro os chocolates com maior teor de cacau, em torno de cinquenta e cinco até setenta por cento. No mais, aproveite esse período de confraternização", explicou.
Sobre a ceia, Lordello não concorda com privações ou limitações muito rígidas. "Não há necessidade nenhuma de você se privar da comida típica que no caso aqui na Bahia é a moqueca e muito menos do chocolate. Contudo mantenha a sua rotina tradicional. Nesses períodos festivos, muitas pessoas acabam omitindo refeições e faltando a sua prática esportiva e isso acaba gerando uma compensação e um exagero no momento de se realizar a refeição de confraternização", indicou em entrevista ao Portal Salvador FM.