O Presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que antecipa o pagamento do 13º de aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS neste ano. O decreto saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (5).
O pagamento será feito em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do valor, será paga juntamente com os benefícios de maio, entre os dias 25 de maio e 8 de junho. Já a segunda parte será paga com os benefícios de junho, entre 24 de junho e 7 de julho.
A intenção de antecipar o benefício já tinha sido anunciada pelo governo como medida para incrementar a renda dos beneficiários do abono e favorecer o processo de recuperação da economia diante do impacto da pandemia do novo coronavírus. Segundo estimativas do Ministério da Economia, a medida deve injetar R$52,7 bilhões na economia do País.
A Secretaria-Geral da Presidência da República disse em nota divulgada que a medida não terá impacto orçamentário, pois se trata apenas da antecipação do pagamento do benefício, sem acréscimo na despesa prevista para 2021.