Mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quinta-feira (25) no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) do bairro Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte, de acordo com a Polícia Militar. Segundo a corporação, os policiais acompanham uma operação do Ministério Público Estadual para verificar irregularidades no local. A PM informou que um agente penitenciário foi preso por estar com duas armas irregulares.
Os detentos foram encaminhados ao pátio, onde permaneceram sem camisa, assentados no chão e enfileirados. Cerca de 300 policiais estão na unidade prisional.
De acordo com o Ministério Público, a ação é realizada pela Promotoria de Direitos Humanos e Fiscalização da Atvidade Policial. As celas foram vistoriadas e ainda não há informações sobre materiais apreendidos.
A Secretaria de Administração Prisional ainda não se manifestou sobre a operação.
Conforme relatório do Cadastro Nacional de Inspeções nos Estabelecimentos Penais, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Ceresp Gameleira tem capacidade para 404 presos, mas a lotação atual é de 1.255 detentos.
Reprodução/G1