A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (5), a Operação 5×7 para investigar uma organização criminosa especializada em fraudar benefícios do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Os criminosos agiam no município de Itabuna, na Bahia, e no Espírito Santo. Não houve prisões.
Segundo a PF, as fraudes eram praticadas com a utilização de documentos falsos para criação de pessoas fictícias para saque de Benefícios de Prestação Continuada de Amparo ao Idoso.
Doze policiais federais cumprem, desde as primeiras horas da manhã, cinco mandados de busca e apreensão em endereços nos dois estados, sendo dois expedidos pela Justiça Federal de Vitória, no Espírito Santo, e três pela Justiça Federal de Itabuna, na Bahia.
De acordo com os cálculos da Força Tarefa Previdenciária (FTP) da PF, o prejuízo que a organização criminosa trouxe aos cofres públicos foi de R$ 6,3 milhões.
As investigações foram realizadas pela FTP no Espírito Santo da qual fazem parte a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Secretaria de Previdência. Os investigados poderão responder pelos crimes de uso de documento falso, estelionato qualificado e organização criminosa.
Bahia.ba // AO