Felipe Vieira, superintendente do Procon Bahia
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BA), iniciou na segunda quinzena de outubro, o monitoramento dos fornecedores que ofertam seus produtos e serviços utilizando a internet (e-commerce), para garantir segurança durante o evento promocional chamado de Black Friday.
Para o Superintendente do órgão, Filipe Vieira, "a operação busca proteger o consumidor contra abusos praticados pelos fornecedores em relação a publicidade enganosa, caracterizada pela falta de informação clara e ostensiva das ofertas".
Nesta terça-feira (14), o Procon fiscalizou lojas físicas bem como fornecedores que ofertam produtos nas redes sociais, conhecido como social commerce. A "Operação Black Friday 2017" ocorrerá até a última sexta-feira de novembro (24), dia oficial do evento. A ação de liquidação iniciou nos Estados Unidos, através de vendas no comércio eletrônico.
Os fornecedores que apresentarem irregularidades serão autuados e responderão a processos administrativos, passíveis de punições, inclusive com multas que poderão alcançar até o valor de seis milhões de reais, de acordo com as regras consumeristas.
Segundo o Diretor de Fiscalização do Procon/Ba, Iratan Vilas Boas, as redes sociais representam atualmente uma parcela considerável das relações de consumo e merecem também atenção. "Atualmente o instagram, o facebook e o whatsapp são ferramentas utilizadas para comercialização de produtos e por se tratarem de fornecedores potenciais merecem um monitoramento e fiscalização efetiva", pontuou Iratan.
Procon/Bahia
Da Redação do LD Notícias, por Alberval Figueiredo