Brasil

Nível do Cantareira volta a subir e atinge superfície das comportas

Hoje, apenas 5,2 milhões de pessoas dependem das retiradas do Cantareira

NULL
NULL

Depois de operar no volume morto ou reserva técnica (água bombeada abaixo das comportas) desde 16 de maio de 2014, o Sistema Cantareira atingiu hoje (30) a superfície das comportas com o nível em 29,3% de sua capacidade. Segundo as informações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), de ontem (29) para hoje, o sistema recebeu mais 5,4 milímetros (mm) de água, elevando para 258,2 mm o volume captado desde o início deste mês, acima do esperado para todo o mês de dezembro (219,4 mm).

No entanto, ainda faltam mais 0,2 bilhões de litros de água para repor toda a água utilizada da reserva técnica. Até maio do ano passado, esse manancial abastecia cerca de 9 milhões de pessoas na capital e no interior. Com o agravamento da crise hídrica, a Sabesp reduziu, gradativamente, esse universo, racionalizando o atendimento por meio da transferência de consumidores para outros mananciais, no caso os Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. Hoje, apenas 5,2 milhões de pessoas dependem das retiradas do Cantareira.

No Sistema Alto Tietê, foi registrada pequena melhora no armazenamento entre ontem e hoje, mas o nível ainda é baixo, passou de 23,3% para 23,5%. Já no Guarapiranga, o nível baixou de 90,9% para 88,2%. No Rio Grande, o nível também caiu de 96,3% para 95,5%, enquanto no Alto Cotia, o nível de armazenamento passou de 84,4% para 85,5%. O Sistem Rio Claro ficou estável.

Fonte: Agência Brasil Foto: Ilustração