A data que celebra o Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, é uma data histórica, escolhida justamente para honrar mulheres trabalhadoras que deram a vida em busca de justiça e igualdade.
Ela foi pensada por operárias, que lutavam por melhores condições de trabalho e a data em si, foi formalizada após um movimento conhecido como "Pão e Paz", na Rússia, em 8 de março de 1917, quando milhares de mulheres protestaram contra a fome, a exploração e a desigualdade. Quatro dias após a greve, elas conquistaram o direito ao voto.
Por conta disso, neste dia tão importante é preciso celebrar as mulheres incríveis presentes na sociedade, com histórias e vivências importantes, tornando grandes exemplos de admiração.
A história de Camila França, que é jornalista e Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA) serve como inspiração para muitas mulheres que escolheram a comunicação como área profissional, além de ser uma mulher negra e ter local de fala sobre as pautas raciais e de gênero.
Camila é uma das idealizadoras e Hosts do Umbu Podcast e Coordenadora de Comunicação da Fábrica Cultural. Trabalha com consultoria e coordenação de comunicação e produção executiva de projetos culturais. Sua especialidade é o campo cultural (de vida e de estudo), onde mescla conhecimentos empíricos e acadêmicos na gestão e concepção de conteúdos culturais, como o Festival Literário Nacional (FLIN) e o Circuito Literário Nacional (Literatur). Também foi curadora e coordenadora da Flica 2022 e integrou a comissão curatorial de música do Salvador Capital Afro.
No Instagram, França posta seu dia a dia e trabalhos realizados no decorrer deles. Muito ativa na rede, uma foto postada há 1 dia atrás, onde na legenda ela escreve. “E eu acho ótimo que o carnaval mal terminou, março tá no comecinho, mas tem acontecido tanta coisa boa… é muito trabalho, planejamento, avaliação, temporada nova, menino finalmente de volta às aulas e é claro, aniversário chegando”, escreve França.