Brasil

Morre aos 37 anos, David Miranda, ex-deputado federal do Rio de Janeiro

Miranda tinha sido internado no dia 6 de agosto de 2022 para tratar de uma infecção gastrointestinal, porém, passou por  infecções sucessivas, em um quadro de septicemia.

Rodrigo Pertoti/Câmara dos Deputados
Rodrigo Pertoti/Câmara dos Deputados

O ex-deputado federal, David Miranda, morreu aos 37 anos na manhã desta terça-feira (9), no Rio de Janeiro. A morte foi confirmada pelo marido, o jornalista Glenn Greenwald o Twitter. O ex-parlamentar deixou três filhos e completaria 38 anos na próxima quarta-feira (10).

 

 

"É com a mais profunda tristeza que anuncio o falecimento do meu marido. Ele completaria 38 anos amanhã. A morte dele, cedo pela manhã, veio após nove meses de batalha em uma UTI. Ele morreu em paz, cercado pelos filhos, família e amigos", escreveu Glenn na publicação. 

Miranda tinha sido internado no dia 6 de agosto de 2022 para tratar de uma infecção gastrointestinal, porém, passou por  infecções sucessivas, em um quadro de septicemia.

No mês de março deste ano, Glenn divulgou em redes sociais a narrativa mais abrangente acerca dos desafios enfrentados pela família durante a hospitalização de David Miranda.

"Desde a primeira semana, houve três ocasiões em que seus médicos me ligaram e nos disseram para nos prepararmos para o pior, que suas chances de sobrevivência nas próximas 48 a 72 horas eram muito baixas, quase impossíveis", escreveu o jornalista na época.

No comunicado desta terça, após a morte, o marido do ex-deputado também lembrou do legado deixado ao longo da vida dele. "Ele foi chave para a história de Snowden, se tornou o primeiro homem gay a ser eleito para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro e no Congresso aos 32 anos. Ele inspirou muita gente com sua biografia, paixão e força de vida", completou. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou suas condolências a Glenn pela perda e, adicionalmente, lamentou o falecimento de David, que teve uma trajetória significativa na política.

"Meus sentimentos ao Glenn Greenwald e familiares pela perda de David Miranda. Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais", escreveu o chefe do Executivo.