Brasil

Ministro diz que estatísticas apontam redução da violência no Rio

Raul Jungmann: 'Para aqueles entre os agentes de segurança que têm relação com corrupção e com o crime, quero deixar claro que seremos, dentro da lei, implacáveis'

NULL
NULL

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse hoje (4) que as estatísticas divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro apontam redução da violência, embora essa percepção "não seja generalizada e o nível de criminalidade ainda seja elevado".

Ele esteve no Rio pela manhã quando participou da cerimônia de assinatura de um convênio entre o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Ministério do Desenvolvimento Social. Afirmou que não há expectativa de uma solução rápida para a segurança.

"As estatísticas apontam para a redução da violência, entretanto, esse processo levou décadas para ser construído no Rio de Janeiro. Não vai ser em um mês e meio que vai mudar. Não há essa expectativa", disse o ministro, que se referiu à queda de 9,2% no número de homicídios em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Jungmann afirmou que a batalha contra a violência será longa e começa na reestruturação das polícias, que estavam, em grande parte, "totalmente sucateadas". "Cada vez mais vamos ganhar velocidade, e o Rio de Janeiro vai começar a perceber efetivamente mudanças. Elas estão vindo".

Agência Brasil // ACJR