Diferentes veículos de comunicação de relevância no mundo se uniram em um pedido endereçado ao presidente Jair Bolsonaro (PL) para que sejam intensificadas, com urgência, as buscas pelo indigienista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips.
Eles estão desaparecidos desde o último domingo (5), em uma viagem na região do Vale do Javari, no Amazonas. Editores e jornalistas assinam o pedido ao chefe do Executivo.
Além do The Guardian e Washington Post, dois veículos pelos quais Dom Phillips costumava escrever, a direção de outros jornais também aderiram, como New York Times, the Wall Street Journal, Folha de S.Paulo, National Public Radio, Bloomberg News, the Associated Press, the Financial Times, the Pulitzer Center, the Bureau of Investigative Journalism, ProPublica, The Intercept, Agência Pública de Jornalismo Investigativo, Dagens Nyheter, Mongabay, Stat, Reporters Without Borders
“Escrevemos para expressar nossa extrema preocupação com a segurança e o paradeiro de nosso colega e amigo Dom Phillips, e Bruno Araújo Pereira, com quem Dom estava viajando. Dom é um jornalista respeitado globalmente com um profundo amor pelo Brasil e seu povo”, diz trecho da carta enviada também para os ministérios da Defesa e Relações Exteriores do país.
Eles destacam a preocupação com relatos do Brasil da falta de empenho do governo federal e da estrutura precária da equipe designada para fazer a busca da dupla desaparecida.
“Como editores e colegas que trabalharam com Dom, agora estamos muito preocupados com relatos do Brasil de que os esforços de busca e resgate até agora têm recursos mínimos, com as autoridades nacionais demorando a oferecer assistência mais do que muito limitada. Pedimos que você intensifique com urgência e recorra totalmente ao esforço para localizar Dom e Bruno, e que forneça todo o apoio possível às suas famílias e amigos", relata a carta.