O Mercado Modelo e o Museu da Santa Casa de Misericórdia, em Salvador, passarão por obras de requalificação. O edital para licitação das obras foi lançado pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (7), durante ato de assinatura da ordem de serviço para segunda etapa da requalificação da Rua Professor Sabino Silva.
Também estiveram presentes a vice-prefeita Ana Paula Matos; a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield; o superintendente de Obras Públicas (Sucop), Orlando Castro; o subsecretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Lázaro Jeszler; e o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves.
De acordo com a prefeitura, o projeto de requalificação do Mercado Modelo foi elaborado pela FMLF, tendo como premissa, essencialmente, a restauração dos elementos arquitetônicos e estruturais do estabelecimento. O orçamento estimado é de R$14,5 milhões, provenientes de convênio com a Caixa Econômica Federal, e o prazo para conclusão das obras é de 12 meses.
O projeto prevê a inclusão de novos equipamentos sanitários e de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, além de inserção de instalações e equipamentos.
O subsolo do Mercado Modelo, que é um espaço atualmente não aproveitado, também será requalificado. A proposta é explorar o potencial cênico e arquitetônico, que poderá receber exposição cultural. Desse modo, serão criadas duas ilhas de conforto, espaços semifechados e climatizados.
Acessibilidade – Será feito o dimensionamento das duas escadas principais e das duas escadas secundárias de acesso do térreo ao pavimento superior, atendendo às demandas estabelecidas pela legislação.
O projeto prevê a substituição do elevador que existe na estrutura por um modelo com maior capacidade de carga, de forma a atender às demandas atuais da edificação. Deverá ser implantado um novo elevador de uso restrito para atividades de serviço do Mercado Modelo, como carga e descarga de produtos para os boxes e bebidas e alimentos para os restaurantes, transporte de resíduos sólidos para descarte, ou mesmo de carrinhos de limpeza.
Museu – Localizado ao lado do Palácio Thomé de Souza, o Museu da Misericórdia da Santa Casa da Bahia passará por obras de restauração, recuperação e ampliação. A iniciativa será coordenada pela Sucop e tem projeto orçado em R$9,5 milhões, também provenientes de recursos federais. O prazo estimado para conclusão da intervenção é de 20 meses.
A obra envolve restaurações de forros com pintura artística, de dez imaginárias de arte sacra, de esquadrias e elementos de madeira e de retábulo artístico entalhado. Também contempla construção de um anexo com 112 m² de área e melhorias no piso e nos revestimentos existentes, além de troca de esquadrias com instalação de portas e janelas de madeira e de alumínio.
Foto: Betto Jr