Pelo menos 364 kg de cocaína foram apreendidos no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, informaram as autoridades federais nesta segunda-feira (20). Parte da droga foi localizada abandonada no pátio de um terminal da margem esquerda, o que despertou a atenção das equipes da Receita Federal e da Polícia Federal.
Inicialmente, cinco tabletes da droga, envoltos em bexigas plásticas coloridas, foram localizados abandonados próximo ao setor de contêineres frigoríficos (reefer) de um terminal em Guarujá (SP) no domingo (19). A suspeita é que traficantes, infiltrados em portuários, tenham largado a droga para evitar eventual flagrante.
Equipes da Receita Federal da Alfândega e do Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal realizaram uma varredura naquela região. Em um contêiner com tambores com destino ao porto de Roterdã, na Holanda, foram localizadas malas pretas, utilizadas para armazenar mais tabletes de cocaína.
Carregamento de cocaína foi escondido em contêiner frigorífico no Porto de Santos, SP — Foto: G1 Santos
A suspeita das autoridades é que o proprietário da carga despachada ao exterior não tenha conhecimento da ação criminosa, que ocorreu para despistar a atenção da fiscalização no cais. Ninguém foi preso, mas um inquérito deverá determinar os envolvidos na tentativa de tráfico internacional de drogas.
Mais cocaína
No sábado (18), 329 kg de cocaína, divididas em 15 malas, foram apreendidos em outra operação conjunta da Receita Federal e Polícia Federal no mesmo terminal marítimo no Porto de Santos. A carga tinha como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica. Nenhum envolvido foi preso na ação.
G1 // AO