O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais neste domingo (22), para se solidarizar com os familiares das vítimas da queda de um avião de pequeno porte em Gramado, no Rio Grande do Sul. O acidente aconteceu por volta das 9h30, na Avenida das Hortênsias, onde pelo menos dez pessoas morreram.
“Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação. A Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível”, escreveu.
O avião decolou de Canela, cidade vizinha a Gramado, mas bateu com a chaminé de um prédio. Porém, logo em seguida, colidiu com segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis.
Os destroços atingiram uma pousada, ferindo pelo menos duas pessoas, que foram socorridas. No atendimento inicial da ocorrência, equipes encaminharam pelo menos 15 pessoas para o hospital da cidade devido à inalação de fumaça. O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda e trabalha no resgate dos corpos.
Acionaram a Força Aérea Brasileira (FAB) para investigar a ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PR-NDN.O piloto e dono da aeronave era um empresário no ramo de negócios de projetos em consultoria de gestão. Ele se chamava Luiz Galeazzi, de 61 anos.