Brasil

Lojas físicas vão abrir mais cedo para receber clientes na Black Friday

Walmart vai abrir as portas às 6h; Extra terá unidades abertas durante 24h.

NULL
NULL

Consumidores aproveitam as promoções do Black Friday nas Casas Bahia da Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo, nesta sexta, 27 (Foto: Hélvio Romero/Estadão Conteúdo)

As grandes redes de varejo vão abraçar a Black Friday e ampliar o horário de atendimento nas lojas durante o evento. Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza, Pontofrio, Ricardo Eletro e Walmart são algumas das empresas que terão horário estendido e até mesmo vão virar a  madrugada com as portas abertas em algumas unidades.

Nos Estados Unidos, a tradição do Black Friday nasceu no varejo físico e só depois foi adaptada para a internet. Cenas de consumidores disputando produtos com desconto nas prateleiras ganhavam o noticiário.

No Brasil, foi o contrário. A primeira edição do evento, em 2010, foi exclusivamente no varejo online. No ano seguinte, algumas lojas, como o Extra, aderiram também às promoções, mas ainda timidamente.

Agora o varejo físico entrou de vez na onda de promoções. Algumas lojas físicas vão abrir a partir das 6h, como Walmart, e outras ficarão abertas por 24h, como algumas unidades do Extra.

A data oficial de “superdescontos” já ultrapassou o Dia das Mães em vendas e faturamento e só fica abaixo do Natal. Para 2016, os varejistas esperam vender R$ 2 bilhões.

As promoções já ocorrem ao longo da semana, mas, oficialmente, a Black Friday começa à 0h desta sexta-feira (25).

O G1 vai publicar ao longo desta semana uma série de reportagens sobre a Black Friday.

Veja abaixo as ações de cada empresa:

Casas Bahia e Pontofrio
Mais de 950 lojas em todo o Brasil vão participar da Black Friday e a virada nos preços dos itens que participam da ação promocional acontece na quinta-feira (24), às 18h.

Quinta-feira (24)
Lojas de rua e shopping: Abertura normal de cada unidade e virada para a Black Friday às 18h em todas as lojas de rua e shopping do Brasil
Fechamento: Até o último cliente

Sexta-feira (25)
Lojas de rua: abrem às 7h
Lojas de shopping: abrem às 9h
Fechamento: Até o último cliente

Extra
Quinta-feira (24)
Lojas do Extra Hiper ficam abertas por 24h

Sexta-feira (25)
Abertas por 24h: Brigadeiro, Ricardo Jafet, Anhanguera, Freguesia do Ó, Morumbi, Penha
Das 6h à meia-noite: Aeroporto
Das 7h às 23h: Jaguaré
Das 7h à meia-noite: Interlagos, Itaim Bibi, Mooca, João Dias, Carapicuíba, Taboão da Serra, Guaianazes e São Mateus
Das 7h30 às 23h30: Raposo Tavares
Das 8h à meia-noite: Aricanduva, São Miguel, Metrô Itaquera, Gamelinha e Marginal Tietê

Walmart (Walmart, Big, Hiper Bompreço)
Serão cerca de 500 produtos em promoção durante a Black Friday em 485 lojas da rede em todo o Brasil. Na sexta-feira (25), as lojas abrem às 6h, exceto em shoppings.

Ricardo Eletro
Serão cerca de 1 mil lojas mobilizadas durante a Black Friday. As lojas da rede, que costumam abrir entre 8h e 9h (de acordo com o comércio local), abrirão entre 6h e 7h durante a Black Friday, com fechamento por volta das 20h. No caso das lojas de shoppings, elas seguirão o horário de atendimento estabelecido pelos shoppings. As ações da Black Friday serão estendidas para o fim de semana.

Magazine Luiza
Serão 791 lojas físicas na Black Friday, que permanecerão abertas até as 22h. Segundo a empresa, o horário de abertura varia de acordo com a loja. Na Grande São Paulo, 90% das lojas vão abrir às 7h.

Reprodução/G1