A tradicional Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (14), na Cidade Baixa, também contará com reforço dos serviços municipais nas áreas de trânsito, saúde, iluminação e ordenamento de ambulantes. No caso do atendimento médico, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará um módulo assistencial ao lado da Colina Sagrada, com funcionamento das 10 às 22h.
A estrutura contará com seis leitos e uma equipe de atendimento composta por dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem. Além disso, uma ambulância do Samu 192 ficará disponível no módulo para possíveis remoções nas ocorrências que necessitarem de transferências. Já as Unidades de Pronto Atendimento de San Martin, Barris e Valéria estarão de prontidão durante a festa, servindo de apoio para os casos de maior complexidade.
A fim de organizar o comercio informal durante a festividade, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) também disponibilizou 600 vagas para ambulantes que desejam atuar na lavagem. Para coibir infrações como a venda de bebidas em garrafas de vidro e o uso de espetos de churrasco, que são considerados arma branca, o órgão contará com agentes de fiscalização espalhados por todo o percurso da festa.
O órgão também reforçou a iluminação na Avenida Luiz Tarquínio, no entorno da Colina Sagrada e na Ladeira do Mont Serrat. A ação conta com a instalação de projetores de 1.000 e 400 watts, garantindo mais segurança e tranquilidade ao público.
Trânsito – A Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) vai iniciar o ordenamento do trânsito a partir de 1h da quinta-feira (14). A partir deste horário, estará proibido a circulação e o estacionamento de veículos, exceto os liberados para o cortejo, na Avenida Lafayette Coutinho (Contorno) e Rua da Conceição da Praia. Também estará proibido o estacionamento e a circulação de veículos nas principais vias entre o Comércio e o Bonfim.
Outras determinações englobam o sentido duplo de tráfego da Avenida Oscar Pontes, interdição progressiva de veículos da Praça Visconde de Cayru à Avenida Bonfim e sentido único de tráfego na Rua Luiz Régis Pacheco, a partir das 6h. O órgão só permitirá a circulação de veículos com capacidade de até uma tonelada nas vias do cortejo.
A Operação Carga e Descarga poderá ser realizada até às 6h do dia da festa, e no dias 15 a 15, das 8 às 14h. Os veículos destinados aos serviços públicos, a exemplo da operação de trânsito e transporte, bombeiros, ambulâncias e polícias, além de prioridade terão livre trânsito e estacionamento, quando devidamente identificados e estiverem em serviço.
(Foto: Reprodução)