Brasil

Justiça decreta prisão preventiva de quadrilha que construiu túnel para roubar banco em SP

Chefe da quadrilha teria idealizado roubo à transportadora de valores Prosegur, no Paraguai.

NULL
NULL

A Justiça decretou a prisão preventiva dos 16 homens envolvidos na construção de um túnel para roubar o cofre do Banco do Brasil na Zona Sul de São Paulo. Os integrantes da quadrilha foram presos na segunda-feira (2) e passaram por audiência de custódia na tarde desta terça (3).

Segundo o delegado Fábio Pinheiro Lopes, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a equipe de investigadores ficou em uma casa vizinha ao "quartel general" dos criminosos durante o tempo em que eles faziam a escavação do túnel.

"A gente conseguiu mais ou menos levantar a quadrilha e há três meses, mais ou menos, nós começamos a monitorar essa quadrilha. Há um mês conseguimos identificar o 'QG' da quadrilha, que ficava na Zona Norte, numa avenida chamada Marçal Watanabi", disse Lopes.

De acordo com o delegado, um dos mentores do crime é Alceu Ceu Gomes Nogueira, que teria idealizado o roubo à transportadora de valores Prosegur, no Paraguai, no primeiro semestre deste ano. A polícia ainda investiga uma possível ligação dele com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

"A gente acredita que alguns deles estavam no assalto ao Banco Central de Fortaleza, em 2005, que já estão soltos, e que estavam naquele grande furto ao Itaú, na Paulista [em 2011]. É uma quadrilha muito organizada", disse o delegado.

O delegado disse que percebeu um prédio novo na região. "Era meio desproporcional até com a rua, que a rua é de prédios mais humildes e uma movimentação meio que anormal. Conseguimos um imóvel nas proximidades e passamos a monitorar essa quadrilha diuturnamente", disse ele.
Lopes afirmou que optou por realizar a operação antes que eles concretizassem o furto. "Com questão de 15 dias mais ou menos conseguimos levantar onde seria o túnel, porque como seria uma ação bilionária restringiu à região, poucos lugares. Só aquele lugar armazena essa quantia de numerário", disse o delegado.

Fonte: G1 (FA)