Brasil

Jorge Viana cancela sessão desta terça no Senado

O argumento foi o de que Renan não poderia permanecer na linha de substituição do presidente da República sendo réu em processo criminal.

NULL
NULL

Senador Jorge Viana (PT-AC),  primeiro vice-presidente do Senado, anunciou que está suspensa a sessão de votações que estava marcada para a tarde desta terça-feira (6). Desde esta manhã, espera-se que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assine a notificação de que deve se afastar da presidência do Senado. A decisão pelo afastamento foi dada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), que atendeu a ação movida pelo partido Rede Sustentabilidade. O argumento foi o de que Renan não poderia permanecer na linha de substituição do presidente da República sendo réu em processo criminal.

Na noite de segunda-feira (6), um oficial de Justiça chegou a ir à residência oficial do Senado, no Lago Sul, região nobre de Brasília, mas Renan não assinou o documento. O senador convocou a imprensa para dar visibilidade à notificação e chegou a abrir seu gabinete para imagens nesta terça.

Renan chegou ao Senado pouco depois do meio-dia, acompanhado de Viana, eventual substituto dele.

O oficial de justiça aguardou o senador por boa parte da manhã na sala de espera do gabinete da presidência do Senado. Renan divulgou que receberia a notificação às 11h, mas o oficial chegou ao Parlamento pouco antes das 10h.

Renan se tornou réu por peculato (desvio de dinheiro público) no dia 1º de dezembro. Ele é acusado de usar parte de sua verba parlamentar, à que todo senador tem direito para pagar por atividades do mandato, para pagar a pensão alimentícia de uma filha. O desvio teria ocorrido, segundo a denúncia, por meio da simulação do aluguel de carros para o gabinete do senador.

Uol