A Polícia Federal e a Receita Federal realizam uma operação na manhã desta sexta-feira (09) nas instituições de ensino da Rede Soebras, ligadas à família do prefeito afastado de Montes Claros(MG) Ruy Muniz (PSB). A ação é realizada em Montes Claros, Belo Horizonte e Brasília. A PF cumpre mandados de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para depor, e de busca e apreensão.
Policiais federais estiveram na casa do prefeito afastado em Montes Claros na madrugada desta sexta, onde permaneceram por cerca de 3 horas. Eles também foram no Campus de uma das faculdades na cidade.
A PF não divulgou mais detalhes sobre a operação.
Afastamento de Ruy Muniz
O prefeito de Montes Claros Ruy Muniz foi preso preventivamente pela Polícia Federal na operação "Máscara da Sanidade II,realizada em abril deste ano. Ele é suspeito de prejudicar o funcionamento de hospitais públicos da cidade para favorecer um hospital privado, que é gerido pela família dele.
Muniz foi preso um dia após a esposa dele deputada federal Raquel Muniz (PSD) votar a favor do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Ela destacou a gestão do marido ao proferir o voto.
Em maio, o Tribunal Regional Federal emitiu um mandado de medida cautelar, determinando oafastamento de Ruy Muniz (PSB) do exercício do cargo de prefeito. A vaga no executivo foi ocupada pelo então vice-prefeito José Vicente Medeiros (PMDB).
A prisão do prefeito afastado foi revogada pelo Tribunal Regional Federal em julho.
Reprodução: G1