Integrantes do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro de Salvador, realizaram um intercâmbio de conhecimentos em comunidades tradicionais quilombolas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo em celebração ao mês da Consciência Negra. A ocasião foi contemplada pela Chamada Petrobras Cultural Música em Movimento.
Após circular por várias cidades do Nordeste e Sudeste com o show “Que Bloco É Esse?'', o grupo visitou os quilombos da Fazenda, em Ubatuba, em São Paulo; e de Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Os moradores dessas comunidades recepcionaram os músicos e bailarinos do bloco afro mais antigo do Brasil para um momento de partilha, em que depoimentos e saberes ancestrais puderam ser trocados com o objetivo de fortalecimento da luta antirracista e da difusão da cultura afro-brasileira.
No encontro, foram apresentados aos integrantes do Ilê Aiyê vários aspectos culturais tradicionais da região sudeste do país. Em retribuição, os integrantes do Ilê Aiyê ministraram oficinas de percussão e de dança afro típicas da Bahia, criadas e executadas pelo grupo em suas apresentações, além de compartilhar com os presentes o histórico de lutas.