Brasil

Ilê Aiyê faz intercâmbio com comunidades quilombolas do Rio de Janeiro e São Paulo

A troca de experiências com povos tradicionais de outros estados integra as iniciativas e comemorações pelo mês da Consciência Negra

Reprodução
Reprodução

Integrantes do Ilê Aiyê, primeiro bloco afro de Salvador, realizaram um intercâmbio de conhecimentos em comunidades tradicionais quilombolas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo em celebração ao mês da Consciência Negra. A ocasião foi contemplada pela Chamada Petrobras Cultural Música em Movimento.

 Após circular por várias cidades do Nordeste e Sudeste com o show “Que Bloco É Esse?'', o grupo visitou os quilombos da Fazenda, em Ubatuba, em São Paulo; e de Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Os moradores dessas comunidades recepcionaram os músicos e bailarinos do bloco afro mais antigo do Brasil para um momento de partilha, em que depoimentos e saberes ancestrais puderam ser trocados com o objetivo de fortalecimento da luta antirracista e da difusão da cultura afro-brasileira.
 
No encontro, foram apresentados aos integrantes do Ilê Aiyê vários aspectos culturais tradicionais da região sudeste do país. Em retribuição, os integrantes do Ilê Aiyê ministraram oficinas de percussão e de dança afro típicas da Bahia, criadas e executadas pelo grupo em suas apresentações, além de compartilhar com os presentes o histórico de lutas.