Uma ocorrência de suposta omissão policial em São Paulo vem repercutindo nas rede sociais. O caso foi registrado por um repórter fotográfico em frente à estação do metrô do Carandiru, no domingo (12).
As imagens mostram um homem apontando uma arma de fogo para um jovem negro suspeito de tentativa de assalto. Durante a ação, uma policial militar fardada assiste tudo sem esboçar reação.
Ao ser questionada pelo cinegrafista, a PM sugere que uma viatura seja acionada através do 190. A tumulto continua e, em determinado momento, o jovem se aproxima da policial, que reage dando um chute para ele se afastar.
Conforme o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar de São Paulo, é dever do policial "atuar onde estiver, mesmo não estando em serviço, para preservar a ordem pública ou prestar socorro, desde que não exista, naquele momento, força de serviço suficiente".
Indignado com a recusa de intervenção da policial, o cinegrafista questiona exaltado: “Vocês servem para quê?”. Os dois começam a discutir. “Se o senhor falar comigo desse jeito, eu vou te prender”, ameaçou a militar. “Eu estou de folga, o procedimento é ligar no 190 e pedir viatura”, justificou antes de partir para cima do repórter e a filmagem se encerrar. O caso foi noticiado pelo site Ponte Jornalismo. Assista:
Homem armado ameaça jovem negro e policial militar se recusa a ajudar: "estou de folga, o procedimento é ligar no 190 e pedir viatura” pic.twitter.com/3Lkcdq9MVc
— Ponte Jornalismo (@pontejornalismo) November 13, 2023