Brasil

Guerra no Oriente Médio: voo com 219 brasileiros repatriados de Israel chega ao país

Com a aterrissagem da aeronave da FAB, país completa 1.135 cidadãos resgatados da zona de conflito em menos de dez dias

Divulgação/GOVBR/FAB
Divulgação/GOVBR/FAB

Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (19) trazendo 219 passageiros e 11 animais de estimação que embarcaram em Tel Aviv, em Israel. Eles deixaram a região após o início da guerra entre o país do Oriente Médio e o grupo extremista Hamas.

Com mais este, chegou a 1.135 o número de brasileiros e 35 pets resgatados em seis voos da FAB desde 10 de outubro, dentro da operação Voltando em Paz, do Governo Federal, que tem o objetivo de repatriar brasileiros que estão em meio a zona de conflito no Oriente Médio.

"É a maior operação de retirada de brasileiros de uma zona de conflito", resumiu o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante coletiva de imprensa sobre a operação nesta quarta. Para o chanceler, o esforço integrado ajudou a trazer os brasileiros com agilidade e segurança.

No mesmo dia em que houve o ataque terrorista a Israel que desencadeou a mais recente escalada de violência na região, no dia 7 de outubro, o Governo Federal rapidamente criou um gabinete de crise. As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionados. 

Um formulário online ajudou a identificar brasileiros em situação de dificuldade. Requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças foram adotados.

A Força Aérea Brasileira foi mobilizada e designou quatro aeronaves, inclusive um avião presidencial, para as ações de resgate e suporte humanitário. O Governo Federal também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

Gaza

Em paralelo, a representação brasileira em Ramala providenciou a retirada de brasileiros das regiões mais tensas, articulou com autoridades de Israel e dos palestinos o transporte do grupo com segurança, hospedou 26 pessoas em casas e apartamentos próximos à fronteira, garantiu suporte psicológico, alimentação e medicamentos. 

Agora, o Governo Federal segue articulando com todos os lados do conflito a abertura da passagem de Rafah, na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, para repatriar os brasileiros. O avião VC-2, da Presidência da República, está no Cairo, no Egito, esperando para ser acionado.