A decisão foi tomada. O governo federal confirmou, nesta quarta-feira (16), que o Brasil não vai adotar o horário de verão na temporada 2024/2025. O comunicado foi anunciado em coletiva de imprensa convocada pelo Ministério de Minas e Energia. A discussão sobre o retorno ou não do horário de verão, que começou há cerca de um mês, teve como motivo principal, as poucas chuvas no Brasil.
A medida apareceu como uma das alternativas para diminuir a sobrecarga do sistema energético e minimizar o impacto do esvaziamento de reservatórios.
Horário de Verão
No Brasil, funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando, em abril, o governo federal decidiu revogá-lo, alegando pouca efetividade na economia energética.
Até 2019, o horário de verão foi aplicado nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, ainda, no Distrito Federal.
Ficavam de fora da política pública as regiões Norte e Nordeste, por não representar redução da demanda energética significativa nos Estados das duas regiões