O governo publicou nesta sexta-feira (13) no "Diário Oficial" a nomeação do novo secretário da Juventude, Francisco de Assis Costa Filho. Ele vai assumir o cargo no lugar de Bruno Júlio, que deixou a secretária após ter dado entrevista, em meio à crise no sistema penitenciário, na qual disse que "tinha era que matar mais presos" e que "tinha que haver uma chacina por semana".
Costa Filho, que é do PMDB do Maranhão, havia substituído Bruno Júlio em julho do ano passado como presidente nacional da Juventude do partido. Na ocasião, Bruno havia sido chamado para o governo federal.
Em maio de 2016, Costa Filho havia sido nomeado para o cargo de superintendente regional do Nordeste da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Nomeação na Funai
O governo também publicou no "Diário Oficial" a nomeação do novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Fernandes Toninho Costa. O nome de Toninho já havia sido anunciado nesta quinta-feira (12).
Pós-graduado em Saúde Indígena pela Universidade Federal de São Paulo, o novo presidente da Funai coordenou, entre 2010 e 2012, o monitoramento e a avaliação da saúde dos índios na Secretaria Especial de Saúde Indígena.
Em 2009, Toninho Costa exerceu o cargo de consultor da Organização Pan-americana para Saúde Indígena. Segundo o ministério, ele também atuou, em 2014, como assessor técnico na Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
Toninho Costa substituirá na presidência da Funai o assessor especial da pasta Agostinho do Nascimento Netto, que estava como interino desde setembro de 2016.
Reprodução/G1