Brasil

Fim do trabalho 6 x 1: Conheça a petição que pode mudar o mercado de trabalho no Brasil

Mais de um milhão de pessoas já assinaram a petição

Reprodução / Redes Sociais
Reprodução / Redes Sociais

Uma petição pública que pretende pressionar o legislativo brasileiro a aprovar uma lei que proíba a escala 6×1 no Brasil superou 1 milhão de assinaturas. O abaixo-assinado é uma iniciativa do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), criado por Rick Azevedo, que trabalhava cinco dias por semana e folgava apenas um como atendente de uma farmácia. 

"É de conhecimento geral que a jornada de trabalho no Brasil frequentemente ultrapassa os limites razoáveis, com a escala de trabalho 6×1 sendo uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores. A carga horária abusiva imposta por essa escala de trabalho afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares", diz um trecho da petição.

De acordo com a Revista Fórum, Rick Azevedo vai participar de uma audiência pública no Congresso Nacional para discutir a redução das jornadas de trabalho no Brasil. Sua ideia é apresentar aos parlamentares uma petição com, no mínimo, 2 milhões de assinaturas contra a escala 6×1.  O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) surge, então, com o objetivo de pôr fim à escala 6×1 e implementar “alternativas que promovam uma jornada de trabalho mais equilibrada, permitindo que os trabalhadores desfrutem de tempo para suas vidas pessoais e familiares.