Brasil

Febre amarela chega a 17 estados

O medo de contrair a doença levou muitos baianos aos postos de saúde no fim de semana

NULL
NULL

Resultado de imagem para Febre amarela chega a 17 estados

Domingo de chuva e sem a principal diversão dos baianos de Salvador, a praia, ao contrário, não foi dia de ficar em casa, mas sim de correr ao posto de saúde mais próximo e tomar a dose de vacina contra a Febre Amarela. O medo de contrair a doença, que na capital já foi constatada em macacos, lotou os 11 postos de atendimento, que funcionaram até às 17 horas nas regiões do Subúrbio Ferroviário, Barra/Rio Vermelho e Brotas, onde foram confirmados os três primeiros casos da doença nos animais.

Mesmo para quem mora distante dessas regiões, o medo de ser contaminado acabou mudando a programação de algumas pessoas, que desde as primeiras horas da manhã já faziam fila para se vacinar. Na Bahia, até o último dia 24, já tinham sido notificados, segundo o Ministério da Saúde, 22 casos da doença, mas a primeira morte ocorreu no município de Cândido Sales, próximo à divisa com Minas Gerais. O paciente, contudo, identificado como Gilvan Santos Viana, 35 anos, trabalhava em Minas Gerais e tinha passagem pelos municípios de Teófilo Otoni e Pedra Azul. 

Dos casos notificados na Bahia, 12 foram descartados e  os demais continuam sob investigação. Segundo o boletim do Ministério da Saúde,  a doença já foi notificada em 15 municípios.  Na Bahia, as ocorrências foram feitas nos municípios de Coribe (4), Feira de Santana (1), Ilhéus (1); Itamaraju (2), Itiúba (1), Mucuri (1), Nova Viçosa (1), Teixeira de Freitas (3) e  dois casos com pessoas residentes no estado de Alagoas (que passaram por vários locais na Bahia). 

Em Salvador, onde três macacos encontrados mortos apresentaram os sintomas da doença, nas regiões de Ondina, na Vasco da Gama e na localidade de Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário, não há registros em pessoas. O último caso de febre amarela urbana data da década de 1940 do século passado. Mesmo assim, como forma preventiva, a expectativa é que pelo menos dois milhões de soteropolitanos sejam vacinados nos próximos dias, com as primeiras 400m mil doses da vacina já distribuídas nos postos. 

Procura
Ontem, a vacinação em Salvador foi feita nas unidades e postos de saúde do Multicentro Amaralina , Unidade de Saúde da Família da Centenário. Multicentro da Carlos Gomes ,Unidade de Saúde da Família do Candeal Pequeno,  Unidade de Saúde da Família Santa Luzia  do Engenho Velho de Brotas, Unidade de Saúde da Família de Brotas, Centro de Saúde de Cosme de Farias, Unidade de Saúde da Família da Cocisa, Paripe, Unidade de Saúde da Família de Ilha Amarela, Unidade de Saúde de Paripe e no Colégio Militar do Exército, na Pituba.

Segundo nota da Secretaria Municipal da Saúde, todas as 123 unidades da capital terão vacinas e por isso mesmo não há necessidade de uma corrida aos postos, já que não se trata de um surto da doença. Ainda segundo a secretaria, com o objetivo de ampliar o acesso da população, a vacinação ao longo da semana ocorrerá das 8h às 17h.  “Reiteramos que esta é uma estratégia de prevenção, já que não há registro de febre amarela em humanos em Salvador”, pontuou Geruza Morais, diretora de Vigilância à Saúde do Município. 

Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal da Saúde informou que serão  intensificados os trabalhos para impedir a circulação do vírus, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypit, o mesmo que transmite a denegue, zika e chikungunya, com borrifação de inseticida para eliminação dos mosquitos em todas as regiões onde ocorreram morte de macaco com diagnóstico positivo para febre amarela, juntamente com o monitoramento das áreas e busca ativa de possíveis casos suspeitos da doença.

Salvador terá ainda assegurada, conforme a nota da SMS, um adicional de mais de mais 300 mil doses da vacina, com chegada prevista para os próximos 10 dias, além de reposição semanal do estoque municipal pelo governo federal.  A vacinação da febre amarela acontece em duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber as vacinas aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para as pessoas que não tomaram a vacina na infância, a orientação é tomar uma dose da vacina e outra de reforço, dez anos depois da primeira.

No Brasil mais de dois mil casos notificados 

Conforme o último boletim disponível no site do Ministério da Saúde, datado de 24 de março, já foram notificados 2.104 casos de febre amarela em 17 estados. A doença foi identificada em 339 municípios, dos quais 15 deles na Bahia. Até agora foram 277 mortes notificadas, das quais 162 confirmadas como sendo de febre amarela, uma delas na Bahia, no município de Cândido Sales, região Sudoeste do estado.

Num outro comuni8cado, a Secretaria estadual da Saúde (Sesab) adverte que os macacos não transmitem a febre amarela para o homem. Eles nos alertam do perigo e adverte a população que em caso de encontrar um animal morto  deve ser comunicado ao serviço de saúde mais próximo . O animal não deve ser tocado e nem enterrado e não deve ter contato com outros animais. Apenas pessoas treinadas do serviço de saúde podem recolher o animal.

Tribuna da Bahia