Uma banana de dinamite foi encontrada no pátio da cadeia de Ibiporã, no norte do Paraná, na segunda-feira (16). De acordo com o delegado Vitor Dutra de Oliveira, o explosivo foi arremessado da área externa do presídio, e a suspeita era de seria realizada uma fuga em massa.
“Recebemos informações de uma possível fuga em massa da cadeia, aos moldes do que ocorreu em Telêmaco Borba e Piraquara, com arrebatamento de presos e explosões. Com esses dados em mãos, reforçamos a vigilância e conseguimos apreender esse explosivo e evitar a fuga”, contou o delegado de Ibiporã.
Após a apreensão do explosivo, foi feita uma varredura na cadeia. A polícia encontrou 33 celulares, carregadores, estoques, alicate, serras, balança de precisão e porções de maconha. “Esses estoques, armas feitas pelos próprios presos, provavelmente seriam utilizados contra os policiais e agentes penitenciários em uma possível fuga ou rebelião”, pontuou Oliveira.
A cadeia de Ibiporã tem capacidade para 35 presos, mas atualmente está com 155. No local estão detidos presos ligados a uma organização criminosa e integrantes de um grupo especializado em roubar bancos.
A segurança no presídio foi reforçada com a ajuda da Polícia Militar, e a Polícia Civil abrirá um inquérito para investigar quem foram os responsáveis por arremessar o explosivo para dentro da cadeia e quais presos seriam responsáveis por receber esse artefato.
Reprodução: G1