Nas próximas semanas. É quando terão início as obras da montadora chinesa BYD na fábrica de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O anúncio foi feito em reunião no Palácio do Alvorada, na quarta-feira (24), entre o presidente Lula (PT), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e os executivos da empresa.
Na oportunidade, os dirigentes apresentaram ao petista, conforme O Globo, relatório detalhado do plano de investimentos no Brasil. De acordo com o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, a montadora vai investir R$ 3 bilhões no complexo de Camaçari, que terá capacidade inicial de produzir 150 mil carros por ano.
"Será a primeira fábrica de automóveis da empresa fora da Ásia. O novo polo industrial deve gerar 10 mil postos de trabalho [empregos diretos e indiretos], e os processos de seleção já foram iniciados. A ideia é priorizar a mão de obra local, por intermédio da capacitação e total integração entre os colaboradores brasileiros e chineses", disse o executivo.
Na Bahia, a montadora vai ocupar a antiga instalação da americana Ford, que parou de produzir veículos no Brasil. Ademais, também no estado, a BYD vai criar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, que terá entre os objetivos desenvolver tecnologia de um motor híbrido-flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.