O comandante aposentado Ruy Guardiola, que atuou na Voepass em 2019 pilotando o modelo ATR-72, similar à aeronave envolvida no acidente que causou a morte de 62 pessoas em Vinhedo (SP) na sexta-feira (9), denunciou problemas na manutenção das aeronaves da companhia aérea. Em entrevista ao Fantástico da TV Globo neste domingo (11), Guardiola revelou o uso de um "palito" para ativar o botão do sistema antigelo. [veja vídeo ao final da matéria]
De acordo com Guardiola, o problema foi identificado em um dos níveis de aquecimento do sistema, e a solução improvisada pela manutenção foi inserir um palito de fósforo ou palito de dente no botão. "Eu vi com esses olhos que a terra há de comer", afirmou o ex-piloto durante a entrevista.
As investigações sobre as causas do acidente continuam e devem ser complementadas pelos dados das caixas-pretas, mas especialistas em segurança de voo sugerem que a formação de gelo nas asas pode ser uma das hipóteses a serem consideradas no incidente com o avião turboélice.
Guardiola, um dos pioneiros na operação de aviões ATR no Brasil, acumulou 15 mil horas de voo nesse tipo de aeronave. Durante seu curto período na Voepass, antiga Passaredo, ele relatou preocupações com a segurança operacional. "A empresa colocava a segurança em segundo ou terceiro plano, visando mais o lucro", declarou.
O comandante aposentado também mencionou um avião apelidado de "Maria da Fé" pelos pilotos da companhia. "A gente chamava assim porque só voava pela fé, não tinha explicação de como um avião daqueles estava no ar", completou Guardiola.
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