A gravidez é um período importantante, mas também desafiador na vida de toda mulher. Com a mistura de hormôios e mudanças significativas no corpo, a fisioterapia pélvica tem sido uma ferramenta essencial nesse período. Nesta quarta-feira (14), a fisioterapeuta Aline Manta participou do programa Toda Hora da Salvador FM, apresentado por Juliana Nobre e Silvana Freire e destacou os benefícios dessa atividade.
"Uma sessão é melhor do que zero, mas o quanto antes iniciar melhor, na fisioterapia trabalhamos com músculo e ele precisa de tempo, de frequência, de trabalho, para conseguir, de fato, um resultado efetivo, então assim que a médica liberar para exercícios e atividadess, já pode iniciar a fisioterapia", explicou a especialista.
O exercício, que ajuda a fortalecer a musculatura do assoalho pélvico, desempenha um papel fundamental no tratamento de problemas comuns do período: "Muitas pessoas normalizam alguns sintomas na gravidez e que não deveria, como os escapes de xixi, as idas frequentes ao banheiro, o levantar noturno, isso são sinais de uma musculatura que está sobrecarregada e com a fisioterapia pélvica pode ser melhorado, até mesmo evitar progressões futuras de possíveis complicações relacionadas a essas queixas".
A profissional também sinalizou que a fisioterapia pélvica é recomendada para toda gestante tanto com parto normal, quanto com parto cesária, para que todas, sem exceção "façam exercícios para musculatura do assoalho pélvico, para musculatura íntima e perineal".
CONFIRA ENTREVISTA: