Brasil

Espanha resgata 32 migrantes perto das Ilhas Canárias

Grupo de africanos subsaarianos estava em pequeno barco .

NULL
NULL

Um grupo de trinta e dois africanos subsaarianos foram resgatados quando tentavam chegar às Ilhas Canárias em um pequeno barco, informou nesta sexta-feira (25) o Serviço de Resgate Marítimo.

O barco foi interceptado na quinta-feira (24) à noite ao sul da ilha de Gran Canaria, depois de um pedido de socorro enviado a partir da embarcação, informou um porta-voz.

Um total de vinte e nove homens, duas mulheres e uma criança viajavam numa espécie de canoa de pesca africana de 15 metros. Os imigrantes passam bem, exceto um que foi hospitalizado pela necrose de um dedo.

O resgate de quinta-feira eleva para 160 o número de imigrantes resgatados ao largo das costas Canárias desde o início de setembro, de acordo com os serviços de emergência.

Em 2014, apenas 296 imigrantes chegaram ao arquipélago, de acordo com o ministério do Interior.

As Ilhas Canárias registraram um pico de mais de 30.000 chegadas de imigrantes ilegais em 2006, o que levou Madri a assinar acordos de cooperação com países do Oeste Africano para absorver o fluxo e lutar contra a imigração ilegal.

A maioria das tentativas de chegada à Espanha se fazem pelo Mediterrâneo a partir da costa marroquina.

Os imigrantes também tentam entrar por terra através dos enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla.

No sábado, um jovem imigrante guineense de 19 anos foi encontrado inconsciente, escondido no painel de um carro ao tentar entrar em Melilla.

Fonte: G1 Foto: G1