Brasil

Enem: Saiba o que fazer e o que não fazer na véspera da prova

Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o exame

Shutterstock
Shutterstock

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 acontece neste domingo (13) e a ansiedade dos estudantes que buscam ingressar na vida universitária é inevitável. No entanto, especialistas alertam para o comportamento nas vésperas da prova.

 "É esperado que o aluno já tenha estudado o que tinha para estudar. Então, agora é hora de descansar, de abstrair um pouco. Ele pode usar o dia para separar os documentos, preparar o lanche que vai levar no dia, conferir a previsão do tempo, rever a rota até a escola, conferir se as canetas pretas estão riscando, coisas assim", sugere Pedro Marinho, coordenador do Cursinho Popular de Valinhos, no interior de São Paulo, em entrevista ao G1.

Neste ano, cerca de 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para o exame em todo o país. No dia que antecede a prova, todos devem manter uma boa noite de sono para preparar o cérebro para a maratona de questões.

"O aluno também deve dormir bem na véspera da prova. Um aluno descansado tem mais chances de se sair melhor do que aquele que virou a noite revisando conteúdo", lembra ele.

O site traz também a recomendação da nutricionista, Ana Paula Carneiro, do Colégio Azul e Branco, que sugere refeições balanceadas, evitando comidas gordurosas, para ajudar na digestão.