O empréstimo consignado a partir do Auxílio Brasil começa a valer nesta segunda-feira (10). Os beneficiários cadastrados no programa podem pegar dinheiro emprestado com parcelas descontadas diretamente do valor recebido.
Segundo a portaria que regulamente o serviço, a quantia máxima do empréstimo é de R$160, equivalente a 40% dos R$400 previstos para o auxílio em 2023.
PARCELAS E JUROS
O empréstimo poderá ser dividido em, no máximo, 24 parcelas com limite de juros de até 3,5% por mês. Os bancos podem oferecer prestações com juros menores a depender da proposta da instituição. Se houver atraso no pagamento da parcela, o valor será transferido para a prestação posterior com acréscimo de juros.
CONTRATAÇÃO
Somente o responsável pela família que recebe o Auxílio Brasil pode solicitar o empréstimo. A contratação do serviço não é obrigatória, ou seja, só pode ser feita caso haja pedido formal do solicitante ao banco.
Para contratar o empréstimo, o beneficiário responsável deve entregar os seguintes dados à instituição financeira de sua preferência:
CPF (Cadastro de Pessoa Física)
RG (Registro Geral) ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação)
Termo de autorização do processo de abertura assinado (liberada assinatura digital)
Questionário sobre orientações de educação financeira assinado.