Brasil

Empresas do ramo de telecomunicação podem tomar decisão que afeta usuários de internet; veja

Companhias tem discutido compensação de gigantes como Google e Meta

Reprodução
Reprodução

Empresas do ramo de telecomunicações, aqui no Brasil, podem tomar uma decisão que pode afetar os usuários de internet, especialmente àqueles que fazem consumo excessivo de vídeos nas redes.

Em entrevista à coluna Painel, da Folha de S.Paulo, presidente da Vivo, Christian Gebara, afirma que as teles discutem com a Anatel, neste sentido, uma forma de pagamento, neste sentido, por gigantes como Google e Meta.

De acordo com o executivo, o país tem de fazer uma escolha, pois o setor não pode mais investir em redes para atender a essa demanda sem deixar de lado áreas carentes.

"Não dá mais para manter um investimento tão alto com receitas crescendo abaixo da inflação. Isso não é sustentável para cobrir os objetivos do país com a digitalização. É importante discutir isso agora, porque o país ainda precisa ter cobertura", afirmou ele, à publicação.

"Hoje, 53% das redes transmitem o conteúdo das grandes do ramo, como Meta e Google. O problema é que não somos remunerados pelo uso excessivo desse conteúdo. Se eu tiver de investir cada vez para atender a essa demanda, como ficam as minhas obrigações de cobrir áreas hoje desassistidas?", questionou.