O empresário Fernando Trabach Gomes e o filho dele, Fernando Trabach Gomes Filho, foram presos durante a deflagração da Operação Mercado de Ilusões, realizada hoje (24) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), integrantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Ainda na operação foram cumpridos mandados de prisão contra a mulher do empresário, Mônica Lima Barbosa, e contra Henrique Itamar Schmidt, entre outros.
Também foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e escritórios de empresas ligadas aos acusados. A denúncia do MPRJ à Justiça indicou que, ao menos a partir de 2011, o empresário e o filho formaram “organização criminosa” para praticar crimes com o lançamento de empreendimentos hoteleiros, como o Supreme Resende Hotéis e Business, que supostamente seria construído no município de Resende, no sul fluminense.
As investigações, de acordo com o MPRJ, apontaram que, mesmo sabendo que jamais realizariam qualquer construção em Resende, os três líderes “realizaram pomposos eventos para o lançamento do empreendimento ao público, com ampla divulgação na imprensa, dando início à comercialização de centenas de unidades imobiliárias”. A rede francesa de hoteis Accor também teria sido lesada pelo esquema criminoso. Conforme o grupo anunciava, o projeto de construção dos empreendimentos previa uma torre hoteleira da bandeira Ibis e outra com a bandeira Ibis budget, ambas ligadas à rede Accor.
Agencia Brasil // AO