Um cerimônia no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (2), o presidente Michel Temer deu posse aos novos ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, e da Saúde, Gilberto Occhi.
Também tomou posse, na mesma solenidade, o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, que era vice-presidente de Habitação do banco. Ele substitui Occhi, que na cota de indicados do PP, foi deslocado do comando da Caixa para o Ministério da Saúde.
Occhi e Valter Casimiro assumem as pastas em razão da reforma ministerial forçada pelas eleições de outubro. Por lei, ministros que queiram se candidatar precisam deixar os cargos seis meses antes da eleição, prazo que neste ano termina no próximo sábado, 7 de abril.
Outras mudanças no primeiro escalão do governo serão efetivadas durante a semana. Já está acertada a saída de Dyogo Oliveira do Planejamento. O secretário-executivo Esteves Pedro Colnago Junior comandará a pasta.
Dyogo, por sua vez, assumirá a presidência do BNDES, no lugar de Paulo Rabello de Castro, cotado para disputar a Presidência da República pelo PSC. Ainda na equipe econômica, há a expectativa sobre a saída de Henrique Meirelles da Fazenda, que vai se filiar ao MDB.
Fonte: G1 // AO