Brasil

Eleitores de Bolsonaro são os únicos majoritariamente contra casamento homoafetivo, diz pesquisa

A média nacional de brasileiros que são favoráveis é de 57%

Reprodução
Reprodução

Nova pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), encomendada pelo site Jota, mostra que a maioria dos brasileiros é a favor do casamento homoafetivo – entre pessoas do mesmo sexo.

O levantamento faz um recorte com base nos eleitores dos principais candidatos à presidência, que revela que os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) são os únicos majoritariamente contra o direito ao casamento.

A média nacional de brasileiros que são favoráveis é de 57%, enquanto entre os que dizem votar em Bolsonaro é de 38%, ou seja, a minoria. 

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é assegurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2013 e os cartórios não podem se recusar a fazer a celebração.

O número é bem distinto dos que preferem outros candidatos à presidência. Aqueles que preferem a vitória da senadora Simone Tebet (MDB), 74% são a favor do casamento homoafetivo. 

Foram entrevistados 5 mil brasileiros pelo Nosso Papo Reto, projeto do JOTA e pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).