contas do estado do Rio foram bloqueadas, na manhã desta segunda-feira (7), por falta de pagamento da dívida de R$ 170 milhões que o estado tem com a União. Com isso, todo o dinheiro arrecadado pelo governo estadual vai direto para a conta da União, até somar o total da dívida, como informou o "Jornal Hoje".
O estado está impedido de fazer qualquer tipo de pagamento durante o bloqueio. A expectativa é de que a quitação ocorra até quarta-feira (9), segundo informações da GloboNews. Só estão sendo permitidos os repasses obrigatórios, como por exemplo, para municípios e para a saúde.
O Governo do Estado diz que as consequências do bloqueio são "o impedimento de fazer qualquer tipo de pagamento até que o valor devido à União seja pago", mas que não haverá impacto no pacote de medidas anunciado na sexta-feira (4).
"O impacto deste impedimento é imediato, não influencia as medidas, já que a maioria é para 2017", diz a nota enviada.
Histórico de bloqueios
Esta não é a primeira vez que o estado tem as contas bloqueadas para o pagamento de dívidas. A própria União já bloqueou as contas do Rio, em junho deste ano, após o estado não quitar uma parcela de um empréstimo feito junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), do qual a União era avalista.
O arresto das contas públicas também já foi determinado pela Justiça do Rio, para pagar salários de servidores públicos. Outrobloqueio foi para pagar o Aluguel Social.
Outro estado que já teve bloqueio de contas para pagamento da dívida com a União é oRio Grande do Sul, que assim como o Rio vive grave crise financeira.
Reprodução/G1