Brasil

Carreta com destroços do avião que caiu com Teori Zavascki chega ao Galeão

Destroços percorreram BR-101 cobertos com plástico azul para proteção. Perícia será realizada na Base Aérea do Galeão.

NULL
NULL

 src=A carreta com os destroços do avião que caiu com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Lava-Jato, Teori Zavascki, chegou ao Galeão pouco antes das 19h desta terça-feira (24). O veículo saiu de Angra dos Reis à tarde e seguiu pela BR-101 (Rodovia Rio-Santos) até a Base Aérea, na Ilha do Governador, onde será realizada perícia.

Para proteger da ação do tempo, os destroços foram cobertos por um plástico azul.

Os destroços chegaram em Angra na noite de segunda-feira (23) após serem transportados em uma balsa por 50 km desde Paraty, local da queda. A retirada do bimotor do mar foi concluída por uma empresa especializada neste tipo de serviço, contratada pelo Grupo Emiliano, proprietário da aeronave.

Carreta com destroços do avião que caiu com o ministro do Supremo, Teori Zavascki, deixa porto em Angra dos Reis (Foto: Marcos Landim/TV Rio Sul)

Homens da Marinha e da Aeronáutica acompanharam o trabalho, que começou na noite de domingo (22). Os militares chegaram a tentar fazer a retirada da aeronave até o sábado, mas decidiram que a remoção deveria ser feita pelos donos do bimotor.

Piloto tentou pousar duas vezes
A análise do gravador de voz da caixa-preta do avião que caiu com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), aponta que o piloto da aeronave, Osmar Rodrigues, fez duas tentativas de pouso no aeroporto de Paraty (RJ) antes de cair no mar, apurou a TV Globo.

A gravação também demonstra que não houve pânico dentro da aeronave antes da queda.

A caixa-preta do avião – que chegou no sábado (21) a Brasília – está sendo analisada no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Nesta terça, a Aeronáutica informou que a análise preliminar da caixa-preta não apontou "qualquer anormalidade" nos sistemas da aeronave. Os peritos conseguiram acessar os 30 minutos de gravação do equipamento.

Reprodução: G1