A campanha anual de vacinação contra a gripe foi prorrogada ate o dia 12 de junho. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, a cobertura vacinal está em 61,15% e, até o memento, apenas 60 dos 417 municípios baianos bateram a meta estabelecida que é vacinar 80% da população alvo, que é de 3,3 milhões de pessoas.
O público alvo são as pessoas com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Prevenção
A forma mais eficaz de prevenção em saúde pública para gripe epidémica é a vacinação. A campanha que é realizada anualmente entre os meses de abril e maio, vem acontecendo desde 1999, e tem contribuído para prevenção da epidemia. A influenza é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral,