Brasil

Caixa cobra ressarcimento a empresa responsável por exposição que mostrava Arthur Lira no lixo

Exposição "O Grito!" foi cancelada em 2023 após polêmica com presidente da Câmara

Reprodução/X
Reprodução/X

A Caixa está cobrando um ressarcimento no valor de R$ 75 mil a empresa Iara Machado, responsável pela exposição "O Grito!", cancelada em 2023 após uma polêmica com obra na qual o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aparece em uma foto dentro de uma lata de lixo envolta na bandeira do Brasil.

Conforme a Folha, o montante corresponde a 30% do valor pago totalmente pela instituição financeira à empresa – R$ 250 mil. A Caixa informou que o processo administrativo foi concluído e, após análise de recurso e finalização dos trâmites, decidiu pela cobrança.

Além disso, o banco rescindiu unilateralmente o contrato e sancionou a empresa com a suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Caixa pelo prazo de seis meses.

A obra que motivou o cancelamento da mostra se chama "Coleção Bandeira", de autoria de Marília Scarabello. Uma das gravuras traz o presidente da Câmara, o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes Economia e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) em uma lata de lixo estampada com a bandeira do Brasil. A exposição foi cancelada após pressão de deputados bolsonaristas.