O final do ano é recheado de tradições, e com a chegada do verão neste sábado (21), muitas pessoas já começam a falar sobre uma tendência capilar que tem ganhado espaço: o “loiro pivete”. O estilo, conhecido por clarear os fios e trazer um ar descontraído, retorna como uma aposta marcante.
“Acho muito legal como as pessoas se preparam para uma tradição que envolve recomeço, como as festividades de Ano Novo, modificando a sua estética pessoal também. É o novo para o novo, o cabelo branquinho, a tradição se construindo, o estilo periférico. Todos entram na onda!”, conta ao PSNotícias, João Monolli (@joaombarbearia), barbeiro do Monolli Barbearia, no Bairro do Bonfim, na Cidade Baixa, em Salvador.
De acordo com ele, a demanda no final do ano é sempre expressiva, “Cada vez mais, pessoas de todas as idades e gêneros aderem ao conceito. O nevou está em todas as cabeças”, destacou o barbeiro.
Uma estética com história
A ideia de descolorir os fios do cabelo remonta ao final da década de 1990. Na época, a técnica ganhou destaque entre os grupos de pagode e, além disso, entre jogadores de futebol. Muito mais do que uma simples tendência, o “loiro pivete” foi, portanto, um símbolo de pertencimento e autoestima para muitos, especialmente em comunidades marginalizadas. O cantor Belo, por exemplo, fez do visual sua marca registrada, popularizando ainda mais o estilo.
Na época, a estética era muitas vezes vista com preconceito, sendo associada a um visual “marginalizado”. Hoje, no entanto, o “loiro pivete” ganha novos significados e é amplamente aceito como um estilo despojado e moderno, simbolizando liberdade e autenticidade.
Cuidados pré loiro pivete
- Lavar o cabelo somente com Shampoo 2 dias antes do procedimento
- Não lavar o cabelo desde a última lavagem até o dia do procedimento
- Não utilizar cremes ou gel de pentear
- Estar com o cabelo 100% livre de qualquer tintura ou alisamento