O Banco Central anunciou mudanças no Pix, o objetivo é evitar fraudes e roubos por criminosos. O anúncio foi divulgado nesta sexta-feira (27), entre as ações que o BC decidiu apresentar para melhorar a segurança do sistema de pagamentos estão: Bloqueio de horários para transferências, limitação de valores e até a escolha dos destinatários.
As informações foram antecipadas pela CNN, que ouviu fontes próximas da operação nesta sexta, logo após o presidente do BC, Roberto Campos Neto, dizer que deveria apresentar um conjunto de medidas para que o Pix seja mais seguro, em evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Esfera.
O objetivo da instituição é evitar fraudes e roubos por criminosos que já utilizam o sistema em contravenções bancárias. Dessa forma, o usuário conseguirá, por exemplo, escolher limites e horários diferentes para a realização de transferências.
Campos Neto destacou ainda que os crimes bancários já eram comuns com as outras modalidades de transferências, como TED e DOC, e o Pix foi só mais uma forma utilizada para práticas ilegais. A escolha de medidas de segurança a serem adotadas será dos próprios clientes.