Saiba como vai funcionar

Banco Central anuncia datas para novas funções do Pix: parcelamento, garantia e autoatendimento

O anúncio veio um dia após o presidente da instituição, Gabriel Galípolo, apresentar as inovações no sistema de transferências instantâneas

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

O Banco Central (BC) divulgou as datas previstas para o lançamento de três novas funcionalidades do Pix. O anúncio veio um dia após o presidente da instituição, Gabriel Galípolo, apresentar as inovações no sistema de transferências instantâneas.

Veja quando cada ferramenta deve entrar em operação:

  • Pix parcelado: setembro de 2025
  • Pix em garantia: 2026
  • Autoatendimento do MED (Mecanismo Especial de Devolução): 1º de outubro de 2025

A funcionalidade do Pix parcelado permitirá que o pagador divida o valor de uma transação, contratando crédito com juros. Enquanto isso, o recebedor receberá o valor total de forma imediata.

Segundo o BC, a novidade vai estimular o uso do Pix no varejo, principalmente na compra de bens de valor mais alto. A ferramenta também será útil para pessoas que não têm acesso a outras formas de crédito. O recurso poderá ser usado em qualquer tipo de transação via Pix, inclusive transferências.

Empreendedores poderão usar recebíveis futuros via Pix como garantia em operações de crédito. A função do Pix em garantia busca reduzir os juros para empresas que utilizam o sistema com frequência.

O Banco Central explicou que essa função estará disponível apenas para empresas e estabelecimentos comerciais. Pessoas físicas continuarão usando o Pix como fazem hoje. O lançamento em 2026 se deve à necessidade de uma estrutura tecnológica mais robusta.

O autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED) permitirá que usuários contestem transferências suspeitas de forma totalmente digital, diretamente no aplicativo do banco.

A medida vale para casos de fraude, golpes e erros cometidos por instituições financeiras. O novo sistema não cobre desacordos comerciais nem erros cometidos pelo próprio usuário, como digitar a chave Pix incorretamente.

Com a atualização, o usuário poderá acompanhar o status e a evolução de cada pedido de devolução. Segundo o BC, o processo mais rápido aumentará as chances de bloqueio e devolução dos valores transferidos indevidamente.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.